APATIA
Um comboio, em andamento, com cinco pessoas dentro, fica sem travões. Existem dois desfechos possíveis para esta viagem e estão ambos nas tuas mãos - Matar ou deixar morrer?
APATIA é o novo espetáculo de Mariana Fonseca, a partir de um texto original de sua autoria. O espetáculo, com uma forte componente física, protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira, inclui ainda um Coro composto por 4 atores inspirado pela obra "Os Velhos Também Querem Viver", de Gonçalo M. Tavares.
"Há vestígios. Vestígios. Vestígios de carne no ar. Vestígios de carne crua a pairar. Vestígios de carne crua, fresca, a volitar. Vestígios da vulva. Vestígios da vagina. Vestígios da virilha. Vestígios da vesícula. Vestígios do ventrículo. Vestígios. Vestígios a vadiar. Vestígios a vaguear. Vestígios MEUS a voar. Vestígios. Para a menina, para o menino e para quem os apanhar."
- excerto de APATIA.
Os facilitismos adjacentes a uma dita geração millenial, traduzidos em oportunidades low-cost e tecnologias de informação e comunicação que respondem à velocidade de um clique, promotores de um silencioso adormecimento generalizado, cimentaram a urgência em edificar APATIA, um projeto que, ao contrário do que o título indica, propõe ação.
O espetáculo, coproduzido pelo teatromosca, estreou em 2020 no CAL - Primeiros Sintomas, em Lisboa, e, ao abrigo da DGArtes está em circulação nacional desde junho de 2021.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação (texto e encenação) Mariana Fonseca
Direção de movimento Rafael Barreto
Desenhador de luz Manuel Abrantes
Interpretação Beatriz Baptista, Daniel Viana, João Gamory, João Pedro Leal, Rafael Barreto e Sandra Pereira
Cenografia Pedro Silva
Música original João Gamory
Operação técnica Janaina Gonçalves
Coprodução teatromosca
Produção executiva Mariana Fonseca e Joana Brito Silva
Fotografia Catarina Lobo, João Pedro Leal e Vitorino Coragem
Vídeo Tiago Durão e João Pedro Leal
Apoios Baal17, Byfurcação - Associação Cultural e 23 Milhas - Ílhavo, Teatro Efémero, DGArtes, Artemrede
© Vitorino Coragem