EFEITO BERBERETA
Efeito Berbereta é um espetáculo de teatro sob a forma de rapsódia musicada, falada e cantada.
Através de um jogo de palavras em rima, abrem-se as portas de um mundo onde os bebés nascem de tubos de ensaio e,por isso, o amor regido pelas leis da biologia é questionado. Neste lugar, queimam-se armários, pais reacionários e sistemas binários. Das cinzas faz-se glitter que ilumina os corpos das princesas cor-de-rosa, porque apesar da associação básica às amorosas, o pink fica melhor às poderosas.
Esta criação parte de fragmentos autobiográficos de Joana Brito Silva e Inês Marques, constituindo um objeto artístico que apresenta uma reflexão sobre o conceito de parentalidade como uma construção social capitalista e romantizada.
Efeito Berbereta contesta a crença heteronormativa de que uma criança só é feliz e equilibrada se tiver uma figura de pai e mãe presentes, qualquer subtração ou combinação outra de sujeitos é ainda tida como hipótese remota e duvidosa.Este projeto defende que a parentalidade não pode ser dada, deve ser construída. A ideia de família existe como instituição, como preservação da ordem, como herança de um país estruturalmente conservador e não como um sentido profundo de responsabilidade pelx outrx.
Criação e Interpretação: Inês Marques e Joana Brito Silva
Música Original: João Gamory
Direção de Movimento: Rafael Barreto
Desenho de luz: Teresa Antunes
Operação de Luz: Marco Lopes
Espaço cénico e figurinos: Mariana Fonseca
Produção: Lobby Teatro
Comunicação: Mariana Dixe
Design: Espirro
Apoios: Direção Geral das Artes; Baal17; Produção d’Fusão; Born2Fail