POR FAVOR, NÃO DESLIGUE!
Considerando os tempos atípicos de que temos sido vítimas, onde é dever cívico mantermo-nos isolados uns dos outros, foi criado o projeto Por Favor, Não Desligue - uma proposta artística, com uma forte componente social, que pretende mitigar o fantasma que a solidão poderá significar para tantos.
A premissa que lhe dá corpo, consiste em contactar, regularmente, idosos inseridos numa determinada comunidade que estejam a morar em lares, casas de repouso ou mesmo a viver sozinhos e que queiram voluntariar-se para participar no projeto. Os participantes deverão estar interessados em cruzar-se com uma voz amigável, entusiasmada e curiosa por ouvir as histórias que lhe são entregues do outro lado do telefone. As perguntas serão preparadas previamente e deverão estimular a criatividade e um pensamento sobre o futuro através de diálogos e propostas de atividades que permitam “estarmos juntos” apesar de em locais físicos diferentes: “Qual é aquela coisa que sempre quis fazer, mas ainda não teve oportunidade?”; “Já alguma vez transcreveu os seus sonhos?”; “Descreva-me detalhadamente o seu rosto.”; “Que história lhe apetece contar?”
Mediante autorização prévia, as conversas serão gravadas e, posteriormente, ficcionadas em dois diferentes objetos artísticos - uma performance-conferência e uma exposição fotográfica - que deverão preservar o anonimato e a intimidade dos participantes. O contacto será estabelecido sempre através de um telefone - ferramenta que deverá já ser usual no quotidiano do participante e não deverá causar quaisquer transtornos e inibições na partilha de experiências.
O perfil de um participante deverá responder afirmativamente aos seguintes aspetos: ter mais de 65 anos de idade, ter acesso facilitado a um telefone fixo ou móvel, ter a capacidade de ouvir e ser compreendido via telefone e ter disponibilidade e interesse para se comprometer com chamadas regulares previamente agendadas.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Criação e direção artística | LOBBY TEATRO
Fotografia | Zito Camacho
Música | João Gamory
Interpretação | Joana Brito Silva e Mariana Fonseca
Animação audiovisual | Rita Fonseca
Coprodução | Leirena Teatro e LOBBY TEATRO
Apoios | Lar Emanuel, AMITEI, Copiola
© Zito Camacho