O Teatro Aplicado alicerça-se num conjunto de práticas artísticas com vista ao empoderamento de populações vulneráveis, em resultado de uma tomada de consciência das assimetrias sociais que determinam a existência dessas comunidades.
Teatro em Prisões, Teatro na Educação, Teatro Comunitário, Teatro com/para pessoas com Neurodiversidade Funcional, Teatro com/para pessoas em situação de Refugiados, Teatro para Idosos constituem alguns dos exemplos das áreas de atuação a eleger.
Seguindo o trabalho de artistas nacionais e internacionais, que alertam para as questões éticas inevitavelmente associadas a este tipo de práticas, o LOBBY TEATRO tem desenvolvido a sua atividade principalmente na área educativa, com crianças e jovens e na área comunitária, essencialmente com pessoas idosas.
A companhia tenta desenvolver iniciativas como workshops e debates, que acompanham as suas criações. São exemplo disso os processos de criação dos espetáculos ISHÁ- A Mulher Que..., Por Favor, Não Desligue!, Efeito Berbereta e APATIA.
CONSEGUES OUVIR-ME?
WORKSHOP
O workshop Consegues Ouvir-me? orientado para jovens entre os 13 e os 18 anos, foi criado no contexto do desenvolvimento do projeto EFEITO BERBERETA e pretende, com recurso ao método de Verbatim com Auscultadores, criar um espaço seguro para que xs participantxs possam refletir sobre questões ligadas à sua identidade, incluindo questões de género, sexualidade e parentalidade.
SWIPE IN
WORKSHOP
SWIPE IN é uma oficina de teatro, orientada por Joana Brito Silva, para jovens entre os 16 e os 20 anos, residentes na freguesia de Santa Clara. Semanalmente, os participantes serão convidados a refletir sobre as ideias de influenciar / ser influenciado. Dirigido a membros da geração que viu os smartphones transformarem-se em extensões do corpo humano, este laboratório recorre a práticas artísticas como ato esperançoso de deslizar para dentro... de nós mesmos, dos assuntos que nos inquietam, de uma comunidade 3D, de carne e osso.